quarta-feira, 20 de março de 2013

Congresso de Missões da Assembleia de Deus na Guiana Francesa

amado pastor e amigo Gilmar Xavier, da Assembleia de Deus na Guiana Francesa, nos enviou os cartazes dos Congressos de Missões 2013. O primeiro evento é o Congresso que reúne os missionários enviados pela a igreja para diversas partes do mundo. O segundo evento é o Congresso Internacional de missões. Gostaria muito de ter a oportunidade de participar deste congresso, mas devido a viagem para participar da CGADB em Brasília, não poderei ir. Ainda não é desta vez que irei a Cayenne. Rogamos a Deus que abençoe grandemente este evento.





 
 
 

ESCOLA DOMINICAL



 
Lição 12

24 de Março de 2013
 

Eliseu e a Escola dos Profetas

TEXTO ÁUREO
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros"
(2 Tm 2.1,2).
VERDADE PRÁTICA
A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 6.1 - Educação e instituição
Terça - 2 Rs 6.3 - Educação e função
Quarta - 1 Rs 9.1 - Educação e treinamento
Quinta - 2 Rs 6.6 - Educação e encorajamento
Sexta - 2 Rs 4.36,37 - Educação e experimento
Sábado - 2 Rs 5.26 - Educação e exemplo

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Reis 6.1-7
1 - E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito.
2- Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide.
3 - E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.
4 - E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.
5 - E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado.
6 - E disse o homem de Deus: Onde caiu? E, mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro.
7- E disse: Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou.

INTRODUÇÃO
Palavra Chave
Escola de Profetas: Instituição de ensino do Antigo Testamento cujo objetivo eram a transmissão dos valores morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra.
Por diversas vezes, vemos a expressão "filhos dos profetas" aparecer nos livros de Reis. Os filhos, ou discípulos, dos profetas estavam radicados em Betel, Jericó e Gilgal (2 Rs 2.3,5,7,15; 4.38). O contexto dessas passagens não deixa dúvidas de que esta expressão pode ser entendida como sinônimo para escola de profetas.O fato serve para mostrar que a educação religiosa, ou formal, já recebia destaque no antigo Israel. Ressalvamos que as escolas de profetas não tinham como propósito ensinar a profetizar. Isso é uma atribuição divina. Todavia, eram um testemunho vivo de que o povo de Deus, em um passado tão distante, preocupava-se em passar às gerações mais novas sua herança cultural e espiritual. Por isso, vejamos nessa lição, a Escola de Profetas sob quatro perspectivas.

I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
1. Noção de organização e forma. O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas possuíam uma estrutura física. Eles viviam em comunidade e, portanto, careciam de espaço físico não somente para habitar, mas também onde pudessem ser instruídos: "Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali". Observa-se nesse texto que a estrutura acabou ficando inadequada e um espaço maior foi reclamado. Para que se tenha uma educação de qualidade necessita-se de uma estrutura adequada. Não podemos educar sem primeiro estruturar!

2. Noção de organismo e função. As escolas de profetas estavam sob uma supervisão e, portanto, possuíam um líder espiritual que lhes dava orientação. Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Samuel (1 Sm 10.5,10; 19.20) e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu. No texto de 2 Reis 6.1, verificamos que os discípulos dos profetas estavam sob a orientação de Eliseu e era com este profeta que buscavam instrução. Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais capaz de prever o futuro ou operar grandes milagres, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica.

II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS
1. Treinamento. O texto de 2 Reis 2.15,16 mostra que fazia parte do treinamento das escolas dos profetas trabalhar sob as ordens do líder, obtendo assim permissão para a execução de cada tarefa. Em outras situações observamos que os filhos dos profetas, quando já treinados, podiam agir por conta própria em determinadas situações (1 Rs 20.35). Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado compartilha com outro o seu aprendizado.

2. Encorajamento. Os expositores bíblicos observam que Eliseu não limitava o seu ministério à pregação itinerante e a operação de milagres, mas agia também como um supervisor das escolas de profetas. Ele fornecia instrução e encorajamento aos jovens que ali estavam. O contexto de 1 e 2 Reis não deixa dúvidas de que Elias e Eliseu muito preocuparam-se em transmitir às gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor. Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de Deus. Não há objetivo maior para um educador do que encorajar o educando a buscar a excelência no ensino.

III. O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
1. A Escritura. Acompanhando o ministério de Elias, vemos que a Palavra de Deus fazia parte do conteúdo ensinado nas escolas de profetas. Dele, Eliseu recebeu essa herança. Quando se encontrava no monte Sinai, Elias queixou-se de que os israelitas haviam abandonado a aliança divina, destruído os locais do verdadeiro culto e matado os profetas do Senhor (1 Rs 19.10). A Palavra de Deus, em especial o livro de Deuteronômio, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo. A Palavra de Deus era e é essa aliança! Assim como Elias, Eliseu também estava familiarizado com as implicações do concerto divino. Era a Palavra de Deus que ele ensinava aos seus discípulos. É a Palavra de Deus que nós também devemos ensinar hoje.

2. A experiência. Elias e Eliseu eram homens experientes e partilhavam com os outros o que haviam aprendido do Senhor (2 Rs 2.15, 19-22; 4.1-7, 42-44). No entanto, no contexto bíblico, a experiência não está acima da revelação divina conforme se encontra registrada na Bíblia. A Palavra de Deus é quem julga a experiência e não o contrário. Elias, por exemplo, afirmou que suas experiências tiveram como fundamento a Palavra de Deus (1 Rs 18.36). Os mais jovens devem ter a humildade de aprender com os mais experientes e os mais experientes não devem desprezar os saberes dos mais jovens. O aprendizado se dá através do processo de interação e a experiência faz parte desse processo.

IV. A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS
1. Ensino através do exemplo. As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação. Havia uma relação entre professor e aluno na comunidade onde viviam. A educação acontecia também na sua forma oral e o exemplo era um desses métodos adotados no processo educativo. Não há como negar que Eliseu ensinava através do exemplo. Há vários relatos sobre os milagres de Eliseu, nos quais se percebe que o aprendizado acontecia através da observação das ações do profeta. Geazi, discípulo de Eliseu, sabia que seu mestre era um exemplo de honestidade. Em o Novo Testamento, Jesus Cristo colocou-se como o exemplo máximo a ser seguido e Paulo se pôs como um modelo a ser imitado (Mt 9.9; 1 Co 11.1).

2. Ensino através da Palavra. Eliseu não deixou nada escrito. O que sabemos dele é através do cronista sagrado. Mas esse fato não significa que o profeta não usasse a Palavra de Deus em sua vida devocional e também como instrumento de instrução nas Escolas de Profetas. A forma como Eliseu julgava o comportamento dos reis, aprovando-os, ou reprovando-os, não deixa dúvidas de que usava a Palavra de Deus escrita para discipular os alunos das Escolas de Profetas. Eliseu, por exemplo, mediu a iniquidade de Acabe através da piedade de Josafá.


CONCLUSÃO
Através do ministério de Eliseu, observamos que as Escolas de Profetas eram dedicadas ao ensino formal. Ali era ensinada a Palavra de Deus. Esse fato, por si só, é de grande relevância para nós, porque demonstra a preocupação do homem de Deus em passar a outros o conhecimento correto sobre o Deus único e verdadeiro. Os tempos mudam e a cultura também. Hoje, sabemos que a educação secular possui grande importância e, infelizmente para muitos, é a única forma de educação existente. Não podemos negligenciar a educação secular, mas não podemos de forma alguma perder de vista a dimensão espiritual do conhecimento divino, que se encontra na Bíblia Sagrada.

Participe na Assembleia de Deus no seu Bairro ou na sua Cidade!

Na Assembleia de Deus em Cel. João Pessoa a EBD é realizada aos domingos às 09:00 às 11:00 hs

Point Rhema - 1.000.000 de acessos - PARABÉNS

Com imensa satisfação reproduzo a postagem do amigo Pr. Carlos Roberto, editor do Point Rhema, comemorando Hum milhão de acessos. PARABÉNS!



No último domingo, 17.03.2013, por volta das 23,00h, este blog atingiu a marca de 1.000.000 de visualizações.

Sei que esta marca é pequena dentro dos padrões já atingidos pelos maiores blogs aqui na blogosfera cristã, porém, para as limitações que tenho, como blogueiro, é uma grande vitória.

Parafraseando a antiga propaganda comercial:

O PRIMEIRO 1.000.000 DE ACESSOS NENHUM BLOGUEIRO ESQUECE!

Aproveito o ensejo para tributar minha gratidão a todos meus leitores e parceiros divulgadores, e dividir a alegria desta marca alcançada com cada um de vocês.
Soli Deo Glória!
 
 
 

"Morde na língua meu irmão morde na língua"

Recentemente aprendi um corinho que o pastor Paulo Leivas Macalão gostava muito de cantar, quando estava dirigindo os cultos. 
O corinho resume-se basicamente nas palavras a seguir:

"Morde na língua meu irmão morde na língua
Morde na língua meu irmão morde na lingua.
Porque falar do irmão é pior do 
que beber pinga"
Tiago 4.11
"Irmãos, não faleis mal uns dos outros"
Blog Não é da Conta de Ninguém
Pastor Edinaldo Domingos

Judas e Pedro: Exemplos de Remorso e Arrependimento.


Extraído do Facebook

O nome "Judas", outrora comum, praticamente desapareceu. Pai nenhum, mãe nenhuma quer dar a seu filho o nome do mais infame traidor da história. Judas não foi a primeira pessoa a trair Jesus; foi simplesmente a mais famosa.
Não conheço nenhum contraste mais comovente entre dois destinos humanos do que o contraste de Pedro e Judas. Os dois assumiram a liderança do grupo dos discípulos de Jesus. Os dois viram e ouviram coisas maravilhosas. Os dois passaram pelo mesmo agitado ciclo de esperança, medo e decepção. Quando os riscos aumentaram, os dois negaram seu Mestre. Nesse ponto, a semelhança é interrompida. Judas, tomado de remorso, mas aparentemente sem se arrepender, aceitou as consequências lógicas do seu ato, tirou a própria vida e passou para a história como o maior traidor. Pedro, humilhado, mas ainda aberto à mensagem da graça e do perdão de Jesus, prosseguiu e tornou-se o líder de um reavivamento em Jerusalém e não parou antes de ter chegado a Roma.
Qual sua escolha: O remorso que Judas sentiu e o matou ou o caminho que fez Pedro ver o Perdão e o Amor de Deus?
Pense nisso!

Status de Fayson Merege...

Novo obreiro no campo de São Miguel-RN


O pastor Lufran Medeiros, Supervisor do campo eclesiástico de São Miguel-RN, com o respaldo do Pr. Martim Alves da Silva – Presidente da IEADERN e CEMADERN – fundou nesta terça-feira (19) na comunidade “Lagoa de Dentro”, município de Doutor Severiano, mais um trabalho sob sua jurisdição.
O culto foi dirigido pelo Pr. Lufran Medeiros, ladeado pelos presbíteros José Alves e Pedro Leite (São Miguel), e auxiliado pelos pastores Gerson Morais (Doutor Severiano) e Charlles Oliveira (Venha-Ver). Pr. Lufran cedeu oportunidades aos pastores Charlles e Gerson, em momentos distintos, para transmitirem mensagens evangelística e pastoral ao obreiro empossado, respectivamente.
A posse do Dc. Ernesto Pires aconteceu em parceria com o Pr. Gerson Morais, cedendo a comunidade e o obreiro, que atuava com 2º Vice-Presidente e Presidente de Mocidade da AD em Doutor Severiano.
Recém-empossado em São Miguel, o pastor Lufran pretende fundar outros trabalhos, com obreiros em tempo integral. Segundo ele, a comunidade de “Lagoa de Dentro” tem cerca 2 mil habitantes, incluindo os sítios adjacentes. Disse ainda que, “outras comunidades tem população acentuada, propícias à implantação de igrejas”.
Com a fundação deste novo trabalho, o campo de São Miguel configura-se com 5 igrejas, sendo quatro cidades e um distrito.
Segundo informações atualizadas, mais de 50 pessoas já aceitaram Jesus Cristo como Salvado nos dois meses da gestão do Pr. Lufran Medeiros, que está adquirindo um “paredão” de som para dinamizar o trabalho evangelístico na região.

Fonte Blog do amigo Pastor Charlles Oliveira